A terceira fase da vida inicia-se, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir dos 65 anos. Porém, muitos sentem-se indispostos bem antes, outros sentem-se jovens até bem depois dessa idade determinada.
A terceira idade passou a ser sinônimo do velho, decrepito, doença, mas isso não é verdade, ainda que o corpo não responda como o de uma pessoa jovem, não quer dizer que há algum problema nisso, entretanto como a sociedade enfatiza a juventude como a fase mais importante, a terceira idade vai ganhando um significado assombroso para muitos pessoas, que acabam apresentando sintomas como depressão, transtornos fóbicos, dependência, e várias doenças psicossomáticas.
A psicoterapia poderá resignificar essa fase da vida, ou seja, observar em outra perspectiva a terceira idade, possibilitando vivenciar as experiências com mais tranquilidade, compreendendo que ao mesmo tempo que se perdem algumas coisas também ganham-se outras. Olhar para os ganhos talvez seja a tarefa mais difícil quando se encontram nesta fase da vida, em que as pessoas idosas acabam absorvendo que ter mais idade é sinônimo de inutilidade o que terá que ser resignificado dentro dos atendimentos.