O atendimento psicológico de adolescentes é diferente dos demais devido ao período único que ele(a) se encontra. A formação da identidade é algo extremamente importante e necessária para atuação adulta futura. Deste modo, muitos adolescentes não conseguem lidar com essa situação.
A necessidade de pertencimento ao grupo, ao mesmo tempo que a independência e identificação com os pares, pode causar amedrontamento, dificuldade em se colocar frente ao mundo e também de relacionamento com os pais. Alguns adolescentes se comportam de maneira oposta ao que os pais querem, sendo chamados de rebeldes, enquanto outros ficam aprisionados nas expectativas paternas e maternas o que é tão prejudicial quanto o oposto.
O acompanhamento psicológico poderá contribuir para a construção da identidade de maneira que o adolescente consiga adquirir independência de maneira mais sadia e menos influenciado por mídia, amigos e, dependendo da situação, também menos influenciado pelos pais, separação importante para o desenvolvimento da própria independência.